Contabilidade, Gestão e Governança

A Revista Contabilidade, Gestão e Governança (CGG) é um periódico que surgiu em 2009 da parceria entre o Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Contabilidade das Universidades de Brasília e Federais da Paraíba e do Rio Grande do Norte e do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade de Brasília. A junção de esforços desses programas de pós-graduação, tem como objetivo alavancar a divulgação de conhecimento e de governança de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, desenvolvidos por pesquisadores nacionais. Com uma proposta de tornar-se um periódico de referência em nível nacional, a CGG adota as melhores práticas editoriais de periódicos internacionais e as recomendações e normas do Qualis/CAPES, a qual avalia a revista quadrienalmente junto com a avaliação de desempenho dos programas de pós-graduação.

A CGG sucede o antigo periódico UnB Contábil, com um histórico de publicações iniciado em 1998, sem interrupções, cuja experiência passada foi absorvida para a gestão do novo periódico, sendo mantido, inclusive, o mesmo número de identificação de documentos e informações aceitos internacionalmente (ISSN). Até 2007, as edições do periódico UnB Contábil eram impressas. A partir de 2008, as edições passaram a ser disponibilizadas somente em meio eletrônico através de sítio na internet.

A CGG é um periódico online com acesso livre e imediato aos textos publicados desde 1998 (da antiga UnB Contábil), de modo a permitir a divulgação rápida e ampla do conhecimento produzido, utilizando para isso a plataforma digital do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas – SEER – oferecido pelo Instituto Brasileira de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).



v. 20, n. 2 (2017)

O processo editorial da edição número 2 do volume 20 da Revista CGG passou por mudança significativa, sempre com o fim de melhoria e de aumento da qualidade dos artigos publicados. A CGG agora conta com o software Plagius na detecção de problemas referentes ao plágio e a citações indevidas. Todos os artigos que entram na revista passam pelo detector. Além disso, todos os artigos aprovados pelos avaliadores e editores passa por revisãogramatical de português, de norma APA e de inglês. Isso tem prolongado um pouco o tempo de publicação total do artigo, mas sem alterar o fluxo de retorno até a primeira rodada de avaliação.
O fluxo de artigos da revista aumentou consideravelmente com o Qualis B1 em Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo. A revista tem recebido, aproximadamente, 4 a 5 artigos por semana, já passados pelas regras de formatação. Isso tem demandado maiores necessidades de avaliadores e de editores associados. Parcerias com eventos de porte nacional têm propiciado a necessidade de editores associados específicos.

Ainda mais esforços estão sendo dispendidos para que a revista tenha indexadores estrangeiros. O volume 20, número 2, da revista CGG traz sete artigos. Nesta edição, cinco artigos publicados são da área de Contabilidade e Finanças e dois são da área de Administração de Empresas.

Parabenizamos os autores e esperamos que os leitores possam usufruir do conteúdo científico produzido.

 Boa leitura!

Sumário

Artigos

Dante Baiardo Cavalcante Viana Junior, Daianny Batista Marques, Sylvia Rejane Magalhães Domingos, Vera Maria Rodrigues Ponte
PDF
175-194
Flávio José de Melo, Mônica Campos da Silva, Jorge Eduardo Scarpin
PDF
195-215
Victor Placeres Borges, Paula Carolina Ciampaglia Nardi, Ricardo Luiz Menezes da Silva
PDF
216-230
Brenda Cristina de Oliveira Rodrigues, Gilberto José Miranda, Janser Moura Pereira, Nálbia de Araújo Santos
PDF
231-251
Ronielton Rezende Oliveira, Carlos Alberto Goncalves, Henrique Cordeiro Martins
PDF
252-275
Daniel Fernando Padilha, Alini da Silva, Tarcísio Pedro da Silva, Michele Gonçalves
PDF
276-292
Benito Furtado Mota, Josedilton Alves Diniz, Leandro da Costa Santos
PDF
293-313